Rejeição de prótese de silicone: mitos e verdades
Um colo bem marcado, que se destaca e valoriza o decote é muito desejado. No entanto, diversas mulheres acabam adiando o sonho da cirurgia plástica nos seios pelo receio da rejeição de prótese de silicone.
Será que tudo o que você ouve ou vê falar por aí sobre o tema é verdade? Pensando nisso, para acabar de uma vez por todas com as suas dúvidas, preparei uma lista com os principais mitos e verdades sobre o assunto. Vamos lá?
Mitos e verdades sobre a rejeição de prótese de silicone
O corpo pode rejeitar a prótese de silicone
Verdade.
O termo “rejeição de prótese” não está completamente correto, mas vamos mantê-lo aqui por ser uma popular definição para uma “contratura capsular”.
Ficou confusa? Eu explico para você!
O corpo não rejeita a prótese de silicone como em um transplante de órgãos.
O que pode ocorrer é a iniciação de um processo inflamatório em torno da prótese, que resulta na formação de uma membrana chamada de contratura capsular, que acaba separando o silicone do restante dos tecidos.
Normalmente, o problema ocorre anos depois da cirurgia, podendo causar endurecimento
das mamas, evoluir para distorção da anatomia dos seios e até mesmo provocar um pouco de dor.
O cirurgião plástico é responsável pela contratura capsular
Mito.
Ao contrário do que muitas mulheres podem pensar, a rejeição de prótese de silicone não ocorre devido a erros médicos.
Isso não acontece por incompetência do cirurgião, por exemplo, mas sim devido a um comportamento anômalo do organismo da paciente.
É possível minimizar as chances de contratura capsular
Verdade.
O primeiro passo para prevenir as chances de complicações e rejeição de prótese de silicone é: siga as orientações sobre os cuidados pré e pós-operatórios do seu cirurgião plástico.
Além disso, a própria escolha do especialista responsável por operá-la deve ser levada em consideração. É claro, como citei acima, a contratura capsular não acontece por incompetência do cirurgião, mas para a sua plena segurança, é imprescindível que a sua cirurgia seja realizada por alguém habilitado e experiente.
Alguns dos cuidados você deve seguir são:
- Fazer o uso do sutiã pós cirúrgico;
- Parar de fumar com bastante antecedência à cirurgia;
- Não ingerir bebidas alcoólicas durante a recuperação;
- Tomar os medicamentos prescritos pelo cirurgião;
- Fazer o período de repouso recomendado pelo especialista.
Esses e outros cuidados que o seu cirurgião deverá passar minimizam as chances de reações adversas do organismo. No entanto, se você identificar algum sintoma anormal, é fundamental procurar o seu médico.
A contratura capsular tem tratamento
Verdade.
Apesar do receio quanto à rejeição de prótese de silicone, não há motivos para pânico. A contratura capsular pode e deve ser tratada.
Caso o problema apareça em um grau leve, o cirurgião plástico pode tratá-la com o uso de medicamentos e a indicação de drenagens linfáticas para aliviar o desconforto.
Nos casos em que a complicação é mais grave, o ideal é fazer uma nova cirurgia para a troca da prótese e retirada da cápsula endurecida.
A prótese de silicone pode romper
Verdade.
Esse é um receio muito comum entre as mulheres, no entanto as chances de rompimento da prótese de silicone são baixas e mesmo assim, não há perigo de vazamento.
O silicone presente na prótese é um gel de alta coesividade e suas moléculas possuem uma ligação muito forte entre si, o que o impede de vazar ou escorrer caso se rompa.
O ideal é procurar um cirurgião plástico de confiança caso haja o rompimento ou mesmo a suspeita.
A exposição solar ajuda na recuperação
Mito.
Se você ouviu em algum lugar que tomar sol é benéfico para a recuperação, esqueça já!
Uma das principais recomendações pós-cirúrgicas para uma cicatrização sem complicações é evitar a exposição solar. Isso porque o sol pode causar irritação, infecção e manchas definitivas na pele devido aos hematomas que podem estar presentes na região operada.
Além disso, a exposição solar sem proteção pode favorecer o escurecimento da cicatriz mesmo anos após a lesão na pele.
Pessoas que possuem mais melanina, devem ter o cuidado redobrado pois a pele tende a manchar mais facilmente do que pacientes com a pele mais clara.
O verão também é uma época favorável para realizar uma cirurgia plástica, mas, exige alguns cuidados a mais com a cicatrização.
Gostou da leitura? Espero ter ajudado você a esclarecer as suas dúvidas sobre a rejeição de prótese de silicone.
Confira também: Cirurgia plástica nos seios: saiba como se preparar.
Cirurgião Plástico em Governador Valadares
Se você tem interesse em realizar a mamoplastia de aumento e está buscando pelo procedimento em Governador Valadares, entre em contato e agende uma avaliação comigo pelo site ou pelo número: (33) 99121-7357
Cirurgião Plástico e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica com experiência nas áreas de cirurgia plástica estética e reparadora. Atendimento personalizado e de excelência para você que busca saúde e bem-estar.