Drenagem linfática: por que fazer após a abdominoplastia?

Março 19, 2021 por Dr Isaias Cabral0
drenagem_linf_tica_-_blog_-_dr_isaias_cabral.jpg

Antes de começar a falar sobre drenagem linfática após a abdominoplastia, vamos recapitular um pouquinho?

A abdominoplastia é uma cirurgia plástica que consiste na remoção do excesso de gordura, tecidos e pele do abdômen.

O procedimento também tem como objetivo restaurar os músculos reto abdominal e oblíquos enfraquecidos ou separados da barriga, criando um perfil abdominal mais lisinho, plano e tonificado.

Além disso, secundariamente é possível suavizar estrias e cicatrizes, que podem ser um incômodo esteticamente na região abdominal.

Mas, afinal, qual é o papel da drenagem linfática no pós-operatório? Siga o post e tire suas principais dúvidas. Boa leitura!

Drenagem linfática após a abdominoplastia

A drenagem linfática é uma técnica manual de terapia corporal, que tem como principal objetivo estimular o sistema linfático a trabalhar de uma forma mais acelerada.

Mas, o que é o sistema linfático? É uma rede complexa de vasos que transportam fluidos pelo corpo, isto é, ele faz o papel de uma terceira circulação, além da arterial e da venosa. Já a linfa é o líquido (substâncias orgânicas, inorgânicas, toxinas) que circula através dessa rede de vasos linfáticos.

O procedimento faz parte do processo pós-operatório de diversas cirurgias plásticas,

como a mamoplastia, ginecomastia, lipoaspiração e, é claro, após a abdominoplastia, por ser um método que auxilia na redução do inchaço causado pela intervenção.

Além disso, a drenagem linfática tem como função acelerar o processo de regeneração da área tratada, uma vez que ela ativa a circulação do tecido, diminuindo consideravelmente o processo inflamatório, reação inevitável e natural do organismo.

A drenagem linfática também funciona da seguinte forma: quando o nosso organismo sofre um trauma, a tendência é a área afetada reter líquido. No caso da abdominoplastia,  substâncias como sangue e secreção também podem se acumular ao redor da região operada.

Quando isso ocorre, a paciente pode sentir dor, inchaço, desconforto e uma série de outros sintomas que podem assustar e tornar o processo de cicatrização mais difícil. Geralmente, esses sintomas acabam desaparecendo naturalmente, porém a drenagem linfática acelera esse processo, pois ela encaminha esse líquido excedente no tecido para os vasos linfáticos.

Os vasos linfáticos transportam células que lutam contra infecções, chamadas linfócitos, além de retirar as células mortas dos tecidos.

Quais são os benefícios da drenagem linfática após a abdominoplastia?

A drenagem linfática é um procedimento que abrange diversos benefícios e ajuda a garantir um pós-operatório mais saudável, rápido e livre de complicações. Entre os quais posso destacar:

  • Desintoxicação do organismo;
  • Aumento da oxigenação dos tecidos;
  • Estimulação o sistema imunológico
  • Eliminação de líquido e substâncias acumuladas;
  • Atua como analgesia diminuindo dores e desconfortos durante a recuperação;
  • Diminui edemas;
  • Promove relaxamento e bem-estar.

Agora, caso o cirurgião plástico recomende a drenagem linfática, você já sabe quais serão os benefícios para o seu corpo. É importante não ignorar as orientações médicas.

Quando iniciar a drenagem linfática após a abdominoplastia?

A drenagem linfática deve ser iniciada somente após a recomendação e liberação do seu cirurgião plástico.

Geralmente, ele fará retornos de pós-operatório para poder avaliar melhor a sua situação,  mas em geral a liberação para a iniciação do procedimento se dá em torno do 4º ao 7º dia após a cirurgia.

O ideal é esclarecer essa dúvida com o seu médico. Em média são indicadas dez sessões.

Como é drenagem é realizada?

Primeiramente é fundamental procurar um profissional habilitado para fazer a drenagem linfática corretamente.

O procedimento consiste na aplicação de movimentos manuais sobre a área operada, e também em pontos que ativam os gânglios linfáticos, direcionando a linfa até eles, e facilitando o escoamento dos líquidos.

Num primeiro momento as massagens são bem suaves e a paciente não sente dor durante as sessões. Nos casos em que há formação de fibrose pode ser necessário aumentar a intensidade dos movimentos para a melhora destas cicatrizes.

Gostou da leitura? Espero ter ajudado você a esclarecer as suas dúvidas sobre a drenagem linfática após a cirurgia de abdominoplastia.

Onde fazer a Abdominoplastia em Governador Valadares?

Se você tem interesse em realizar a abdominoplastia e está buscando pelo procedimento em Governador Valadares, entre em contato e agende uma avaliação comigo pelo site ou pelo número: (33) 9996-5592

Cirurgião Plástico e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica com experiência nas áreas de cirurgia plástica estética e reparadora. Atendimento personalizado e de excelência para você que busca saúde e bem-estar.



Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão sinalizados com *


Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Dr. Isaias Cabral
Médico – CRM-MG:49.269
Cirurgião Plástico – RQE-MG: 33.377

Cadastre-se em minha newsletter

    Contato e Localização

    Rua Israel Pinheiro, 1913, Centro
    Governador Valadares – MG

    Telefone: (33) 99996-5592

    As informações em meu site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.

    Todos os Direitos Reservados • Desenvolvido pela 

    Agendar Consulta