Prótese submuscular: o que é, quando é indicada e vantagens
Se você deseja fazer a cirurgia de mamoplastia de aumento, ou silicone, talvez já tenha ouvido as palavras submuscular e subglandular. Elas nada mais são que as duas posições diferentes pelas quais o médico pode realizar o implante, e em nosso texto de hoje o foco será na prótese submuscular.
Quer entender um pouco mais sobre ela, quais as suas vantagens, e as principais diferenças entre os dois métodos? Neste texto nós explicaremos. Boa leitura!
O que é uma prótese submuscular?
A prótese submuscular é aquela que, durante o procedimento de silicone, é colocada atrás do músculo peitoral da paciente, nos casos em que há volume mamário reduzido e, portanto, pouco tecido para cobrir o silicone.
Ainda que não seja a situação mais comum, esse tipo de prótese também pode ser indicado quando há rejeição, pelo organismo da paciente, da prótese subglandular.
Tratarei mais especificamente sobre as indicações em outro tópico, mas já antecipo que somente o médico cirurgião poderá recomendar o tipo de prótese mais adequado.
Isso porque somente ele conhecerá as especificidades de cada corpo e os critérios necessários para determinar o melhor procedimento.
Qual a diferença da prótese por baixo ou por cima do músculo?
A diferença básica não é difícil de entender: enquanto a prótese submuscular é colocada abaixo do músculo peitoral, as subglandulares ficam acima do músculo e abaixo da glândula mamária.
São recomendadas para as mulheres com mamas maiores, com maior quantidade de tecido mamário e que, seja pela idade, gravidez, peso ou algum outro motivo, possuem grau moderado de flacidez e desejam também elevar os seios.
Essas diferenças podem parecer meros detalhes, mas pense no seguinte: caso uma mulher muito magra e com seios pequenos aplicasse uma prótese acima do músculo, o silicone ficaria demasiado aparente e não haveria o resultado natural que todas tanto procuram.
Por outro lado, se fosse colocada uma prótese abaixo do músculo em uma mulher com seios mais avantajados, ela ficaria muito escondida e não atenderia às expectativas da paciente, devido à grande espessura mamária.
É importante lembrar que aqui estamos falando sobre as diferenças no que diz respeito à posição escolhida na realização do silicone, mas também existe a diferenciação entre os tipos de prótese, que podem ser redondas, cônicas e anatômicas ou em gota.
Quando a prótese por baixo do músculo é indicada?
Como já foi dito, recomenda-se a prótese submuscular para as mulheres com pouco ou nenhum volume mamário, que desejam aumentar o tamanho dos seios e não apenas corrigir a flacidez.
Por ser aplicada com profundidade, as chances de a prótese ficar com aparência natural são grandes. Porém, a recuperação acaba sendo um pouco mais delicada.
Reforçando: quem realmente poderá saber a prótese mais indicada para você é o médico cirurgião responsável.
Na avaliação anterior à mamoplastia, para decidir definitivamente o tipo ideal de prótese ele levará em conta tanto fatores físicos (altura e largura do tronco, espessura da pele e quantidade de tecido mamário) quanto os fatores psicológicos e o desejo da paciente.
Quais são as vantagens da prótese submuscular?
Embora a prótese muscular possua uma desvantagem em relação ao outro método, qual seja, os maiores cuidados necessários após a operação, alguns benefícios se destacam. Veja só:
- Maior naturalidade, moldando-se ao corpo;
- Não prejudica o processo de amamentação;
- Menor probabilidade de rejeição pelo organismo;
- Não interfere nos casos em que a paciente precisa fazer um exame invasivo nas mamas (como uma biópsia para investigação de câncer, por exemplo)
- Fluxo sanguíneo para o mamilo é preservado, facilitando futuros procedimentos como lifting de mama;
- Menor tensão na pele, já que o músculo mantém o suporte.
Como é o pós-operatório da prótese submuscular?
As dicas para a recuperação do silicone com prótese submuscular são basicamente as mesmas da mamoplastia de aumento no geral, com a diferença principal de que neste caso a paciente sentirá a prótese mais alta, terá mais incômodo e o processo pode ser um pouco mais demorado.
Dessa forma, será preciso utilizar o sutiã cirúrgico por em média 30 dias, e deve-se evitar ao máximo fazer movimentos bruscos, esforço físico e levantamento de peso.
Na hora de dormir, a posição correta é de barriga para cima, e é claro que algumas orientações gerais para pós-operatório aqui também valem, como boa alimentação, alta ingestão de água e higienização correta do local operado.
Se quiser saber com maiores detalhes sobre a mamoplastia de aumento no geral e seu processo pós-operatório, clique aqui.
Onde colocar a prótese submuscular em Governador Valadares?
Se você tem interesse em realizar a mamoplastia de aumento e está buscando pela prótese submuscular em Governador Valadares, entre em contato e agende uma avaliação comigo pelo site ou pelo número: (33) 99121-7357
Cirurgião Plástico e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica com experiência nas áreas de cirurgia plástica estética e reparadora. Atendimento personalizado e de excelência para você que busca saúde e bem-estar!