Prótese subglandular: o que é, vantagens e quando é indicada

Abril 24, 2023 por Dr Isaias Cabral0
blog_pr_tese_subglandular_isaias_cabral.jpg

Recentemente aqui no blog falamos da prótese submuscular na mamoplastia de aumento, ou seja, os casos em que o silicone é colocado abaixo do músculo peitoral. Hoje é a vez de tratarmos do seu oposto: a prótese subglandular, que acaba sendo a mais comum hoje em dia entre os médicos cirurgiões.

Então, durante este texto você verá o que é prótese subglandular, como é colocada, as diferenças entre os dois tipos, suas indicações e principais benefícios. Boa leitura!

O que é uma prótese subglandular?

O nome já entrega: a prótese subglandular é aquela colocada parcial ou totalmente abaixo da glândula mamária e, portanto, acima do músculo peitoral, como você pode ver na imagem.

Isso porque, nesses casos, geralmente estamos falando de mamas maiores, e uma quantidade de tecido mamário suficiente para cobrir a prótese. Muitas vezes acaba sendo preferível pelo médico, já que se trata de um procedimento mais simples e o pós-operatório é mais tranquilo.

Qual a diferença entre a prótese subglandular e submuscular?

A diferença básica não é difícil de entender, e pela imagem fica ainda mais claro: enquanto a prótese subglandular é colocada abaixo da glândula mamária, as submusculares ficam abaixo do músculo peitoral. 

Essas últimas são recomendadas para as mulheres com pouco ou nenhum volume mamário, quando há pouco tecido para cobrir o silicone e caso ficasse na frente do músculo a prótese ficaria demasiado aparente. 

Ainda que não seja a situação mais comum, a submuscular também pode ser indicada quando há rejeição, pelo organismo da paciente, da prótese subglandular.

É importante lembrar que aqui estamos falando sobre as diferenças no que diz respeito à posição escolhida na realização do silicone, mas também existe a diferenciação entre os tipos de prótese, que podem ser redondas, cônicas e anatômicas ou em gota. 

Quando a prótese por cima do músculo é indicada?

Como eu já adiantei, a prótese subglandular é mais indicada quando a mulher possui mamas maiores, com grande quantidade de tecido mamário para cobrir a prótese.

Além disso, também para mamas mais caídas e com flacidez, ou seja, para pacientes que, em função do envelhecimento, oscilações de peso ou gravidez, desejam não apenas aumentar o volume dos seios, mas também elevá-los. 

A indicação da prótese subglandular acaba sendo mais frequente muito por conta dos benefícios que ela oferece em comparação ao outro tipo. Veja só: 

Quais são as vantagens da prótese subglandular?

  • A cirurgia é mais simples, rápida e segura;
  • A recuperação é mais tranquila;
  • Menor chance de movimentação da prótese;
  • Produz o efeito do colo marcado, desejado por muitas pacientes

A desvantagem, por sua vez, é somente nos casos de mulheres magras e com seios pequenos, em que a prótese subglandular ficaria demasiado evidente e com aparência artificial. 

É melhor colocar silicone na frente ou atrás do músculo?

Na verdade, é importante ressaltar que não existe “melhor” ou “pior” nesses casos, e o procedimento mais adequado vai depender das especificidades e do objetivo de cada paciente. 

Assim, é o médico cirurgião que poderá indicar da melhor forma a posição da prótese na mamoplastia: na avaliação, ele vai levar em conta tanto fatores físicos (altura e largura do tronco, espessura da pele e quantidade de tecido mamário) quanto os fatores psicológicos e os resultados almejados. 

Qual silicone fica mais marcado?

Os objetivos com a mamoplastia de aumento podem variar de acordo com cada paciente. Algumas mulheres buscam um aspecto mais natural; outras, uma prótese mais marcada, que dê destaque ao silicone. 

Se o objetivo for o segundo, as próteses mais indicadas serão de tamanho maior, em formato redondo e com aplicação no formato subglandular.

Como é o pós-operatório da prótese subglandular?

As dicas para a recuperação do silicone com prótese subglandular são basicamente as mesmas da mamoplastia de aumento no geral: será preciso utilizar o sutiã cirúrgico por em média 30 dias, e deve-se evitar ao máximo fazer movimentos bruscos, esforço físico e levantamento de peso. 

Na hora de dormir, a posição correta é de barriga para cima, e as atividades sexuais só poderão ser retomadas cerca de 2 semanas após a operação. E é claro que algumas orientações gerais para pós-operatório aqui também valem, como boa alimentação, alta ingestão de água e higienização correta do local operado. 

Se quiser saber com maiores detalhes sobre a mamoplastia de aumento no geral e seu processo pós-operatório, clique aqui

Onde colocar a prótese submuscular em Governador Valadares?

Se você tem interesse em realizar a mamoplastia de aumento e está buscando pela prótese submuscular em Governador Valadares, entre em contato e agende uma avaliação comigo pelo site ou pelo número: (33) 99121-7357

Cirurgião Plástico e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica com experiência nas áreas de cirurgia plástica estética e reparadora. Atendimento personalizado e de excelência para você que busca saúde e bem-estar!


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão sinalizados com *


Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Dr. Isaias Cabral
Médico – CRM-MG:49.269
Cirurgião Plástico – RQE-MG: 33.377

Cadastre-se em minha newsletter

    Contato e Localização

    Rua Israel Pinheiro, 1913, Centro
    Governador Valadares – MG

    Telefone: (33) 99121-7357

    As informações em meu site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.

    Todos os Direitos Reservados • Desenvolvido pela 

    Agendar Consulta