Pós-operatório silicone: como se recuperar sem complicações?

Dezembro 16, 2020 por Dr Isaias Cabral0
Recuperar-da-cirurgia-de-implante-de-silicone-sem-complicacoes-Dr-Isaias-Cabral.jpg

Você está pensando em realizar a cirurgia plástica nos seios dos seus sonhos, mas, ainda tem diversas dúvidas sobre como funciona o pós-operatório silicone?

Assim como qualquer outra cirurgia plástica o período de recuperação exige alguns cuidados especiais. Para te ajudar a entender melhor, preparei esse material com algumas dicas para um pós-operatório tranquilo e sem complicações. Ficou interessada? Então, siga a leitura!

Como ter um pós-operatório silicone tranquilo?

Prepare-se para ficar no hospital para algumas horas

A primeira etapa do pós-operatório silicone é ficar internada por um curto período de 6 a 12 horas no hospital.

Essa é uma etapa é muito importante e garante os cuidados necessários até que o efeito da anestesia passe completamente e o médico se certifique de que você está bem. Após esse curto período, a paciente pode receber alta e é liberada, podendo ir para casa mas sem dirigir.

Nestes casos o ideal é pedir para um amigo ou familiar dirigir no seu lugar.

Fique com os curativos pelo tempo recomendado pelo cirurgião

Informações sobre os curativos e os cuidados serão passadas durante as consultas  pré-operatórias. Então,  ao sair da sala de cirurgia,  já estará sabendo que precisará utilizar curativos nos locais onde foram feitas as incisões.

A recomendação geral é que os curativos sejam retirados após 24 horas,  permitindo a ventilação adequada da região da mama e uma  cicatrização mais tranquila. A recomendação pode variar conforme o caso, mas fique tranquila, o seu cirurgião plástico irá passar todas as coordenadas.

Não utilize medicamentos por conta própria

Qualquer quer medicação precisa ser prescrita pelo cirurgião plástico.  É comum que no pós-operatório silicone, a paciente sinta desconforto ou dor na região operada.

Para aliviar esses sintomas o médico pode prescrever os medicamentos adequados.  Lembre-se: a automedicação é perigosa para tratar qualquer caso e pode gerar complicações ou o agravamento das dores.

A exposição solar

Uma das principais recomendações pós-cirúrgicas para uma cicatrização sem complicações é evitar a exposição solar. Isso porque o sol pode causar irritação, infecção e manchas definitivas na pele devido aos hematomas que podem estar presentes na região operada.

Além disso, a exposição solar sem proteção pode favorecer o escurecimento da cicatriz mesmo anos após a lesão na pele.

Pessoas que possuem mais melanina, devem ter o cuidado redobrado pois a pele tende a manchar mais facilmente do que pacientes com a pele mais clara.

Mantenha uma alimentação mais leve

Alimentação no pós-operatório é muito importante, principalmente, nos primeiros dias por causa dos efeitos da anestesia.

No seu cardápio, dê preferência às frutas, caldos, gelatinas, bolachas sem recheio e líquidos como água e chás.

Evite alimentos com muito sal para não causar retenção de líquido e aumentar o inchaço.

Retome as atividades físicas gradualmente

O pós-operatório silicone requer um tempo de recuperação com repouso de alguns dias.

Atividades cotidianas, convívio social e trabalho, geralmente são liberadas após o primeiro mês conforme as orientações do cirurgião plástico.

Já as atividades físicas podem ser suspensas por no mínimo 15 dias. Após essas duas primeiras semanas, o médico pode liberar exercícios como caminhadas leves e esteira.

Atividades mais intensas como musculação podem ser liberadas apenas para as pernas, de forma moderada, após 30 dias.

Conforme a evolução da recuperação, as atividades físicas para os membros superiores podem ser liberadas após esse período, sem sobrecarregar ou causar algum impacto na região.

Utilize sutiã pós-operatório

Após a cirurgia, é necessário utilizar um sutiã especial que não possui armação de metal ou costuras e é feito com um tecido antialérgico.

A finalidade do uso desse sutiã é proteger a pele e dar sustentação para que os tecidos se acomodem em suas novas posições, permitindo a aceleração da cicatrização.

Geralmente, o médico recomenda o uso por no mínimo 30 dias, porém, dependendo do caso, pode ser necessário usá-lo por períodos mais longos de dois a três meses.

Durma de barriga para cima

Após a cirurgia é comum automaticamente optar por dormir de barriga para cima, até mesmo para evitar sentir dores na região operada.

Essa posição é muito importante para não exercer pressão enquanto os tecidos das mamas ainda se acomodam. O ideal é evitar dormir de bruços ou de lado no primeiro mês .

Escolha uma boa clínica para realizar a cirurgia

É essencial que você escolha uma boa clínica e sinta confortável com o seu médico, durante as consultas esclareça todas as suas dúvidas e siga o passo a passo pré-operatório e continue com os cuidados no pós-operatório.

Preze por instalações modernas, limpas, aconchegantes e seguras. Certifique- se de realizar a cirurgia com um profissional de confiança certificado pela ​SBCP ​(Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) para garantir sua segurança e bons resultados.

Cirurgião Plástico em Governador Valadares

Se você tem interesse em realizar a mamoplastia de aumento e está buscando pelo procedimento em Governador Valadares, entre em contato e agende uma avaliação comigo pelo site ou pelo número: (33) 9996-5592