Cirurgia plástica: 4 mitos que você deve esquecer
Você está pensando em realizar uma cirurgia plástica e já ouviu falar que os procedimentos são perigosos, não recomendáveis para a estação do ano ou até mesmo que em função da sua idade ou biotipo, não pode fazer?
É muito comum que pessoas interessadas em modificar aspectos do corpo se deparem com uma avalanche de inverdades, os famosos “mitos”, pela internet.
É para acabar com as suas dúvidas e esclarecer ao máximo algumas questões sobre cirurgias plásticas que preparei este post para você. Quer saber mais? Basta seguir a leitura até o fim!
Principais mitos sobre cirurgia plástica
1. A prótese de silicone corrige as mamas caídas
Muitas mulheres procuram o implante de silicone com a ideia de que as próteses levantam os seios, mas isso não é verdade. O objetivo do silicone é dar mais volume, sem proporcionar o efeito lifting.
Quando a paciente sofre com flacidez nas mamas (ptose mamária), colocar apenas a prótese de silicone pode deixar os seios ainda mais caídos.
Para levantar os seios, o ideal é a cirurgia de mastopexia, procedimento que consiste em remover o excesso de pele, reposicionando a aréola e o tecido mamário, comprimindo-o para compor uma mama com formato e contorno mais harmoniosos.
Existe também a opção de mastopexia com prótese, procedimento comumente feito em mulheres com mamas flácidas e de volume pequeno para suspender e avolumar as mamas na mesma cirurgia.
2. Lipoaspiração emagrece
Com certeza esse é um dos mitos da cirurgia plástica mais populares e precisamos esclarecê-lo para você: a lipoaspiração não emagrece.
Na realidade, a lipoaspiração serve para retirar gorduras localizadas em áreas do corpo onde a perda é mais difícil, como abdômen, coxas e glúteos, promovendo um novo contorno corporal ao eliminar as gorduras que atrapalham as curvas.
Inclusive, o procedimento não é recomendado para pacientes muito acima do peso, o indicado é estar no peso ideal ou um pouco acima dele.
3. Pessoas idosas não podem fazer cirurgia plástica
A idade mais avançada não é um impeditivo para se fazer uma cirurgia plástica, pelo contrário, pode ser uma excelente alternativa para que a pessoa idosa recupere a autoestima, confiança e se mantenha socialmente ativa.
Para pacientes acima de 60 anos que estão com a saúde em dia, mantém um estilo de vida saudável e apresentam bons índices de glicose, colesterol, triglicérides e pressão arterial a cirurgia plástica apresenta menos riscos do que uma pessoa mais jovem, que sofre com problemas como hipertensão e obesidade.
4. Não é recomendável fazer cirurgia plástica no verão
O verão também é uma época favorável para realizar a cirurgia plástica dos seus sonhos, aliás, todas as estações do ano são.
Porém, durante as altas temperaturas é preciso tomar alguns cuidados extras com a cicatrização.
O ideal é evitar a exposição solar para proteger a incisão de infecções e irritações, manter uma dieta equilibrada para colaborar com o processo de cicatrização (invista em vitamina C, vitamina A e suplementos à base de colágeno), beber bastante água para manter a pele hidrata e finalizar com hidratantes e óleos, é claro que sempre utilizando produtos conforme a orientação médica.
Gostou da leitura? Espero ter ajudado a esclarecer suas principais dúvidas!
Cirurgião Plástico em Governador Valadares
Se você tem interesse em realizar uma cirurgia plástica, entre em contato e agende uma avaliação comigo pelo site ou pelo número: (33) 99959-5592.
Cirurgião Plástico e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica com experiência nas áreas de cirurgia plástica estética e reparadora. Atendimento personalizado e de excelência para você que busca saúde e bem-estar.