Cicatriz da abdominoplastia: como ficam os resultados?
Cicatriz da abdominoplastia, como vai ficar? Essa é uma dúvida muito recorrente entre as mulheres que estão avaliando a possibilidade de realizar a cirurgia plástica na barriga.
A seguir, veja quando a abdominoplastia é indicada, como são feitas as incisões, como ficam as cicatrizes e cuidados pós-operatórios. Além disso, trato de uma questão muito importante: as queloides.
Quer saber mais sobre a cicatriz da abdominoplastia? Siga a leitura!
Tudo o que você precisa saber sobre a cicatriz da abdominoplastia
Como tratar a flacidez na barriga?
Antes de falar em resultados, vamos começar pela resolução do problema.
A flacidez na barriga é uma condição que pode causar grande desconforto físico e emocional na mulher. É comum deixar de usar bíquini, uma roupas mais justas, ou até mesmo sentir vergonha em frente ao parceiro devido ao problema.
Mesmo com uma alimentação balanceada e exercícios físicos, nem todo mundo consegue alcançar aquele abdômen lisinho. A solução pode ser a abdominoplastia.
A cirurgia consiste em remover o excesso de gordura e de pele do abdômen, além de restaurar os músculos reto abdominal e oblíquos enfraquecidos ou separados da barriga.
O procedimento pode deixar a aparência da barriga mais tonificada e também suaviza as estrias e cicatrizes prévias que podem ser um incômodo.
Como é a incisão da abdominoplastia?
Na abdominoplastia tradicional, é feita uma incisão horizontal inferior no abdômen, que segue ao descolamento da área entre a linha do púbis e o umbigo. A extensão e formato podem variar conforme as necessidades de cada paciente. Ou seja, o grau de correção necessário.
Uma segunda incisão é necessária, em torno do umbigo, para remover o excesso de pele na parte superior do abdômen.
Normalmente não há cicatriz no novo umbigo, pois o mesmo é confeccionado novamente, ressecando o umbigo antigo e confeccionando um novo, tornando mais natural e sem cortes.
Em pacientes com diástase muscular ou excesso de flacidez na região, é feita a abdominoplastia em âncora, com incisão em formato de “T” invertido, partindo do umbigo. Nestes casos a incisão costuma ser consideravelmente maior.
Como fica a cicatriz da abdominoplastia?
A aparência da cicatriz depende de vários fatores, por exemplo, quanto menor a retirada de pele e de gordura, menor o tamanho da marca. Geralmente, a cicatriz da abdominoplastia tradicional é discreta, podendo ser coberta por roupa íntima ou pelo bíquini.
Nos casos em que a paciente apresenta muita flacidez e excesso de pele, a qual é aplicada a abdominoplastia em âncora, a cicatriz fica visível na região do abdômen.
No entanto, não é possível prever exatamente como a cicatriz ficará, em ambos os casos, se mais suave ou perceptível, pois depende da genética da paciente.
Além disso, outro fator que influencia bastante na aparência da cicatriz da abdominoplastia são os cuidados pós-operatórios. É imprescindível seguir as recomendações do seu cirurgião plástico para garantir uma boa cicatrização.
E as queloides?
Um queloide nada mais é que um crescimento anormal de tecido cicatricial, causado pelo excesso de colágeno na pele durante a cicatrização.
Algumas pessoas são mais propensas a desenvolver o problema, porém só é possível saber se a paciente tem tendência ao surgimento de queloides se ela já teve alguma lesão na pele que desenvolveu essa cicatrização. ⠀
Áreas como as costas, joelhos e colo com cicatrizes tensas têm maior propensão a cicatrização queloidiana. Além disso, outro fator que pode influenciar são complicações como infecção no pós-operatório.
Em pessoas com alto risco de queloide, sigo um protocolo para evitar esse tipo de cicatrização logo no início do pós-operatório, que pode incluir o uso de bandanas elásticas e fita adesiva de silicone para evitar a produção excessiva de colágeno, betaterapia e a aplicação de corticóide intralesional.
As medidas necessárias irão ser definidas e esclarecidas durante as consultas pré-operatórias.
Cuidados essenciais com a cicatriz da abdominoplastia
- Faça o repouso pelo tempo recomendado.
- Não se exponha ao sol;
- Use a cinta modeladora por pelo menos 30 dias ou conforme orientação médica.
- Não faço esforço físico ou carregue peso por no mínimo 30 dias;
- Durma de barriga para cima para não pressionar ou machucar a cicatriz;
- Higienize corretamente o local da incisão e faço os curativos pelo período recomendado;
- Realize as sessões de drenagem linfática seguindo a orientação médica.
Gostou da leitura? Espero ter ajudado você a esclarecer as suas dúvidas sobre a cicatriz da abdominoplastia.
Onde fazer a Abdominoplastia em Governador Valadares?
Se você tem interesse em realizar a abdominoplastia e está buscando pelo procedimento em Governador Valadares, entre em contato e agende uma avaliação comigo pelo site ou pelo número: (33) 99959-5592.
Cirurgião Plástico e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica com experiência nas áreas de cirurgia plástica estética e reparadora. Atendimento personalizado e de excelência para você que busca saúde e bem-estar.