Tipos de abdominoplastia: conheça as técnicas mais modernas
A abdominoplastia é uma cirurgia plástica que tem como objetivo a remoção do excesso de pele e gordura na região do abdômen. Existem quatro tipos de abdominoplastia e a escolha certa para você dependerá das suas necessidades.
Existem diversos fatores que podem estar relacionados com a flacidez do abdômen, como a gravidez, o envelhecimento e a perda natural de tônus muscular, grandes oscilações de peso (efeito sanfona), genética e até cirurgias prévias.
Continue a leitura e confira os tipos de abdominoplastia!
Quais são os tipos de abdominoplastia?
Abdominoplastia Tradicional
A abdominoplastia tradicional é a mais comum entre os tipos de abdominoplastia. Os principais objetivos desse procedimento são: remover o excesso de gordura, tecidos e pele que podem estar acumulados, criando um perfil abdominal mais suave e plano.
O procedimento também restaura os músculos reto abdominal e oblíquos, enfraquecidos ou separados da barriga, criando um perfil abdominal mais lisinho, plano e tonificado.
A cirurgia requer uma incisão horizontal inferior no abdômen, que segue ao descolamento da área entre a linha do púbis e o umbigo. A extensão e formato desta incisão podem variar conforme as necessidades de cada paciente, ou seja, depende do grau de correção necessário.
Abdominoplastia Extensa ou Circunferencial
A abdominoplastia extensa é similar à tradicional, porém, além de remover o excesso de pele e corrigir a flacidez muscular, também são retirados os excessos laterais
Neste tipo de abdominoplastia a incisão e a cicatriz costumam ser consideravelmente maiores, se estendendo ao redor do corpo, com início na barriga e término nas costas, possibilitando também a retirada do excesso de pele e gordura da parte inferior das costas e do quadril.
Esse tipo de abdominoplastia é indicado quando há uma grande frouxidão dos tecidos. Casos de perda acentuada de peso, como pós-bariátrica, por exemplo, podem precisar de uma abdominoplastia extensa.
Abdominoplastia Parcial (miniabdominoplastia)
A mesma técnica da abdominoplastia tradicional é aplicada, mas em uma versão bem mais reduzida. A miniabdominoplastia é considerada uma cirurgia parcial pelo fato de trabalhar apenas a área posicionada abaixo do umbigo, sem a necessidade de transposição do mesmo.
É menos invasiva que os outros tipos de abdominoplastia e a incisão e cicatriz são consideravelmente menores, ficando abaixo da “linha do biquíni”, o tempo de recuperação é mais curto, livre de grandes riscos e possíveis complicações.
Lipoabdominoplastia
Quando a pessoa apresenta excesso de pele somado a uma flacidez da musculatura, com aquelas “dobrinhas” na região da barriga e gorduras localizadas, indica-se a lipoabdominoplastia.
A lipoabdominoplastia é a junção de dois tratamentos: lipoaspiração e abdominoplastia. Nesse caso, o cirurgião plástico deve fazer tanto a retirada da gordura localizada como também a remoção do excesso de pele e flacidez. Assim, pele, gordura e musculatura são tratadas simultaneamente.
A combinação das técnicas traz diversos benefícios para a paciente, como a tão sonhada barriga chapada e a silhueta mais fina e modelada.
Cuidados com a cicatrização da abdominoplastia
O cirurgião plástico deve aplicar curativos sobre as incisões e envolver a região em uma bandagem elástica ou compressão para minimizar o inchaço e sustentar os novos contornos do abdome à medida que cicatrizam.
Além disso, é colocado temporariamente um dreno sob a pele para drenar qualquer excesso de sangue e de fluido que possam acumular.
Instruções de como cuidar do abdome e dos drenos, os medicamentos que você precisa tomar para ajudar na cicatrização e reduzir o risco de infecção serão passados pelo cirurgião plástico.
Cuidados gerais com a cicatrização:
- Faça o repouso pelo tempo recomendado.
- Não se exponha ao sol;
- Beba bastante água e se alimente bem;
- Use a cinta modeladora por pelo menos 30 dias ou conforme orientação médica.
- Não faça esforço físico ou carregue peso por no mínimo 30 dias;
- Durma de barriga para cima para não pressionar ou machucar a cicatriz;
- Higienize corretamente o local da incisão e faço os curativos pelo período recomendado;
- Realize as sessões de drenagem linfática seguindo a orientação médica.
Gostou da leitura? Espero ter ajudado você a esclarecer as suas dúvidas sobre os tipos de abdominoplastia. Se precisar de ajuda, conte comigo!
Cirurgião Plástico em Governador Valadares
Se você tem interesse em realizar a abdominoplastia com Lipo e está buscando pelo procedimento em Governador Valadares, entre em contato e agende uma avaliação comigo pelo site ou pelo número: (33) 99959-5592.
Cirurgião Plástico e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica com experiência nas áreas de cirurgia plástica estética e reparadora. Atendimento personalizado e de excelência para você que busca saúde e bem-estar.