Próteses de silicone: preciso trocar após alguns anos?
Você sabe quando fazer a revisão das próteses de silicone? Ou ainda, quais sintomas indicam a necessidade de uma troca de implante?
A verdade é que não existe prótese que dure eternamente. Em algum momento ao longo da vida a paciente deverá ser submetida a uma nova mamoplastia, seja para trocar ou retirar as próteses.
Neste artigo, vou mostrar como funciona a revisão das próteses, quando fazer a troca e como ela é feita. Ficou interessada? Siga a leitura e tire suas dúvidas!
Como funciona a revisão das próteses de silicone?
A revisão das próteses de silicone para avaliação da necessidade de troca deve ser feita periodicamente por todas as mulheres que realizaram a cirurgia de mamoplastia de aumento.
Não existe uma validade específica para os implantes, diversos fatores influenciam nesta questão, como o material usado e também a reação do organismo, ou seja, a avaliação é individualizada.
Em média, estima-se que as próteses de silicone tenham uma durabilidade de 15 a 25 anos. Algumas mais antigas podem ter validade mais curta, que varia entre 10 a 15 anos.
Contudo estes não são prazos exatos e não é possível afirmar o tempo exato que uma prótese vai se manter íntegra, sem a necessidade de buscar um cirurgião plástico para a sua troca.
É recomendado fazer um acompanhamento anual a partir de 10 anos do implante. Nos casos em que o médico perceber alguma alteração ou tiver alguma dúvida em relação ao estado da prótese de silicone, poderá solicitar um exame de ressonância magnética para uma análise mais detalhada da condição do implante.
As próteses também poderão ser avaliadas junto com alguns exames anuais:
-Mamografia: o exame é realizado anualmente acima dos 40 anos ou mais ou antes se a paciente tem histórico familiar de câncer de mama na família. Durante o exame também é possível verificar se há anormalidades como nódulos calcificações e contraturas capsulares.
-Ultrassonografia: pode ser realizada anualmente com os demais exames ginecológicos e indica se há alterações nas próteses.
Caso a mulher identifique desconfortos ou alterações estéticas nos seios, o recomendado é que ela procure um cirurgião plástico imediatamente.
Veja também: Rejeição de prótese de silicone: mitos e verdades
Quando fazer a troca de prótese de silicone?
A orientação atual é: troca de próteses mediante sinais de complicações estéticas ou funcionais. Isso inclui:
- Enrijecimento dos seios;
- Dor nas mamas;
- Alterações estéticas com o implante ficando visível;
- Flacidez em decorrência de oscilações de peso e gestação;
- Caso a paciente queira mudar o tamanho da prótese;
- Em casos de encapsulamento e contratura capsular.
Encapsulamento da prótese
Essa é uma reação normal do organismo a qualquer prótese inserida no corpo. Elas podem ser implantes mamários, ósseos, dentários e até mesmo marca-passo. Imagina o encapsulamento da prótese como uma “cicatriz interna”.
Essa condição só causa problemas quando acontece de maneira exagerada. Nos seios, por exemplo, ela surge em alguns graus, desde o primeiro, quando não há sintomas, até quarto grau, quando ocorre contratura capsular.
Contratura capsular
A contratura capsular é uma membrana que se forma em torno da prótese a partir da iniciação de um processo inflamatório, que acaba separando o silicone do restante dos tecidos.
Normalmente, o problema ocorre anos depois da cirurgia, podendo causar endurecimento
das mamas, evoluir para distorção da anatomia dos seios e até mesmo provocar um pouco de dor. Quando acontece, o ideal é fazer uma nova cirurgia para a troca da prótese e retirada da cápsula endurecida.
Como é feita a troca das próteses de silicone?
A cirurgia para troca das próteses de silicone é bastante similar com a cirurgia para colocar os implantes
Quando a prótese está em boas condições, sem a presença de contraturas ou ruptura, a cirurgia é extremamente simples. Nestes casos, é possível fazer o procedimento a partir da mesma cicatriz, caso ela não apresente nenhuma complicação, sem a necessidade de criar uma nova.
A troca do silicone é feita em ambiente hospitalar com anestesia local e sedação ou anestesia geral.
Não é obrigatório realizar a troca de silicone com o mesmo médico que colocou o implante da primeira vez. No decorrer do tempo você pode ter conhecido outro especialista e se sentir mais segura para realizar a cirurgia com ele
Se está satisfeita com suas próteses e elas não lhe causam desconforto, a data da nova cirurgia pode ser prorrogada sem previsão!
Gostou da leitura? Espero ter ajudado você a esclarecer as suas dúvidas sobre a troca das próteses de silicone. Se precisar de ajuda, conte comigo!
Cirurgião Plástico em Governador Valadares
Se você tem interesse em realizar a manutenção do seu silicone e está buscando pelo procedimento em Governador Valadares, entre em contato e agende uma avaliação comigo pelo site ou pelo número: (33) 99959-5592.
Cirurgião Plástico e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica com experiência nas áreas de cirurgia plástica estética e reparadora. Atendimento personalizado e de excelência para você que busca saúde e bem-estar.