Prótese de silicone: mitos e verdades

Abril 10, 2021 por Dr Isaias Cabral0
protese-de-silicone-mitos-e-verdades-Dr-Isaias-Cabral.jpg

A procura pelas próteses de silicone está cada vez mais popular, no entanto elas ainda são alvo de diversas dúvidas entre as pacientes.

As próteses de silicone são indicadas para mulheres que desejam aumentar o volume dos seios, corrigir o desenvolvimento assimétrico das mamas ou para reconstruí-las após a mastectomia ou lesão.

Os seios mais volumosos e firmes valorizam o colo e a feminilidade, além de ser a opção ideal para recuperar a autoestima e elevar a confiança.

Pensando em esclarecer essas dúvidas, preparei uma seleção de mitos e verdades mais comuns sobre o tema. Siga a leitura!

Mitos e verdades sobre a prótese de silicone

Só o silicone não é suficiente para levantar as mamas 

Verdade 

Muitas mulheres procuram a mamoplastia de aumento pensando que as próteses de silicone levantam os seios. No entanto, esse é um erro muito comum. 

Se a paciente sofre com flacidez nas mamas, o silicone pode deixar os seios ainda mais caídos. Felizmente, há uma solução para o problema: a mastopexia com prótese.

Também conhecida como lifting de mama, a mastopexia tem como objetivo a suspensão das mamas através da correção da flacidez. Em mulheres que têm pouco volume, a combinação dos procedimentos é feita.

O procedimento permite retirar o excesso de pele e aumentar o volume das mamas,  reposicionando a aréola e as glândulas mamárias na mesma cirurgia.

Colocar prótese atrapalha a mamografia 

Mito

Mulheres com próteses de silicone podem realizar o exame de mamografia sem problemas.

O médico radiologista, durante o exame, posiciona adequadamente as mamas no aparelho, deixando-as separadas do implante na imagem.

No entanto, a rotina do exame é diferente. Confira:

  • Mulheres sem prótese mamária precisam de 4 imagens;
  • Mulheres com prótese mamária precisam de 8 imagens.

Prótese de silicone impede a amamentação 

Mito

A prótese de silicone não altera a glândula responsável pela produção do leite materno. 

Além disso, não existe nenhum contato do leite com a prótese. No entanto, existem técnicas cirúrgicas que são mais invasivas que outras e, embora não alterem a produção do líquido, podem lesionar alguns ductos.

O ideal é que mulheres que pretendem ter filhos, conversem sobre o assunto com o cirurgião plástico para esclarecer qualquer dúvida e ter certeza de que a técnica usada seja compatível com a amamentação.

Precisa ser trocada depois de alguns anos 

Verdade.

Em algum momento da vida pode ser necessário trocar ou retirar as próteses mediante sinais de complicações estéticas ou funcionais.

Não existe um prazo fixo para troca e nem uma prótese de silicone que dure eternamente. 

É comum a prótese estourar 

Mito.

Esse é um receio muito comum entre as mulheres, no entanto as chances de rompimento da prótese de silicone são muito baixas. Além disso, não há perigo de vazamento.

O silicone presente na prótese é um gel de alta coesividade e suas moléculas possuem uma ligação muito forte entre si, o que o impede de vazar ou escorrer caso se rompa.

O ideal é procurar um cirurgião plástico de confiança caso haja o rompimento ou mesmo a suspeita. 

A prótese de silicone deixa cicatriz 

Verdade

As opções de incisão são variadas. É levado em consideração o tipo de implante, o volume da prótese, as particularidades anatômicas e o biotipo da mulher.

O cirurgião plástico recomenda o tipo de incisão ideal a partir destas avaliações. Geralmente, são realizadas em áreas discretas para minimizar que as cicatrizes fiquem em evidência.  

O meu corpo pode rejeitar a prótese de silicone

Mito.

Não, o corpo não rejeita a prótese de silicone como em um transplante de órgãos.

O que pode ocorrer é a iniciação de um processo inflamatório em torno da prótese, que resulta na formação de uma membrana chamada de contratura capsular, que acaba separando o silicone do restante dos tecidos.

Isso não acontece devido a um comportamento anômalo do organismo da paciente.

Normalmente, o problema ocorre anos depois da cirurgia, podendo causar endurecimento das mamas, evoluir para distorção da anatomia dos seios e até mesmo um pouco de dor. 

Quando isso acontece, o ideal é fazer uma nova cirurgia para a troca da prótese de silicone e retirada da cápsula endurecida. 

Certifique-se de realizar a cirurgia com um profissional de confiança certificado pela ​SBCP ​(Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) para garantir sua segurança e bons resultados. 

Cirurgião Plástico em Governador Valadares

Se você tem interesse em realizar a mamoplastia de aumento e está buscando pelo procedimento em Governador Valadares, entre em contato e agende uma avaliação comigo pelo site ou pelo número: (33) 99121-7357

Cirurgião Plástico e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica com experiência nas áreas de cirurgia plástica estética e reparadora. Atendimento personalizado e de excelência para você que busca saúde e bem-estar.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão sinalizados com *


Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Dr. Isaias Cabral
Médico – CRM-MG:49.269
Cirurgião Plástico – RQE-MG: 33.377

Cadastre-se em minha newsletter

    Contato e Localização

    Rua Israel Pinheiro, 1913, Centro
    Governador Valadares – MG

    Telefone: (33) 99121-7357

    As informações em meu site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.

    Todos os Direitos Reservados • Desenvolvido pela 

    Agendar Consulta