Gestação após a abdominoplastia: é possível?
A gestação após a abdominoplastia é uma das grandes dúvidas de quem está pensando em realizar ou já fez a cirurgia. Afinal, é possível engravidar? Ou ainda, é possível fazê-la após cada gestação?
Quer entender mais sobre o assunto e saber quais são as indicações? Então, siga a leitura!
Como funciona a gestação após a abdominoplastia?
A abdominoplastia é um dos procedimentos estéticos mais procurados entre as mulheres.
O objetivo principal não é emagrecer, mas sim, retirar o excesso de pele e gordura da porção inferior e lateral do abdômen, assim como as estrias desta localização.
O tratamento também restaura os músculos enfraquecidos ou separados, seja pela gravidez ou oscilações de peso, por exemplo, criando um perfil abdominal mais suave e tonificado.
Muitas mulheres têm a impressão de que a gestação após a abdominoplastia não é possível. Esse é um erro muito comum sobre o procedimento.
No entanto, recomenda-se que a mulher espere pelo menos dois anos após a cirurgia para que a pele recupere suas propriedades de elasticidade e não ocorra o surgimento de estrias à medida em que a barriga estica para a gestação.
Diferenças na gravidez após a cirurgia de abdominoplastia
Existem sim algumas diferenças entre uma gestação comum e outra após a cirurgia de abdominoplastia. Entre as quais:
- A barriga cresce mais para as laterais do que para frente;
- O risco de estrias existe pois a pele estica, é importante hidratar constantemente;
- A barriga após a abdominoplastia possui menos gordura, portanto a mulher poderá sentir o bebê com mais intensidade.
É importante ressaltar que nenhuma das modificações acima interfere no crescimento do bebê.
A mulher após a abdominoplastia continua com o normal funcionamento dos seus órgãos reprodutores e da pele, isto é, ela esticará na medida necessária para acomodar o feto normalmente.
O parto poderá ser cesárea ou normal, além disso a incisão da cesariana não interfere em nada com a abdominoplastia.
A barriga volta a ser igual depois da gestação?
De certa forma a resposta é: não! O corpo da mulher passa por diversas modificações hormonais e físicas durante a gestação.
Caso a mulher não aumente muito de peso e adquira medidas preventivas como hidratação da pele e do organismo, é possível que o abdômen volte a ter uma aparência similar ao que tinha antes da gestação, mas com aspecto menos chapado e mais natural.
Nos casos em que os cuidados básicos não são aplicados (alimentação, exercícios e hidratação), a barriga pode ficar com estrias e o acúmulo de gordura pode aumentar o volume abdominal.
No entanto, depois da gravidez a barriga não deve voltar a ser a mesma que era antes da cirurgia plástica, ficando sempre mais firme já que os músculos reto abdominais foram restaurados durante a abdominoplastia, e isso não mudará com a gestação.
O ideal é pesar suas prioridades. Faça perguntas do tipo: “Eu desejo uma futura gestação?”. “Vale a pena operar agora?”. “Eu posso esperar e fazer a abdominoplastia depois?”.
Caso você já tenha feito abdominoplastia, não há motivos para entrar em pânico ou desistir de engravidar.
O importante é contar com ajuda médica e comunicar-se com seu cirurgião plástico para fazer todo o acompanhamento necessário, garantindo a sua saúde e a do bebê.
Se esta for uma preocupação para você, minha dica é: planeje a sua abdominoplastia após a gravidez.
Gostou da leitura? Espero ter ajudado você a esclarecer as suas principais dúvidas sobre a gestação após a abdominoplastia.
Cirurgião Plástico em Governador Valadares
Se você tem interesse em realizar a mamoplastia de aumento e está buscando pelo procedimento em Governador Valadares, entre em contato e agende uma avaliação comigo pelo site ou pelo número: (33) 99959-5592.
Cirurgião Plástico e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica com experiência nas áreas de cirurgia plástica estética e reparadora. Atendimento personalizado e de excelência para você que busca saúde e bem-estar.