Enxertia nas mamas: conheça a técnica para aumento dos seios

Fevereiro 19, 2021 por Dr Isaias Cabral3
Enxertia-nas-mamas-conheca-a-tecnica-para-aumento-dos-seios-Dr-Isaias-Cabral-blog-post.jpg

A enxertia nas mamas é um procedimento que usa gordura da própria paciente, coletada de áreas em excesso no corpo, para implantação nas mamas. 

Essas gorduras são retiradas de regiões em que a mulher gostaria de melhorar o contorno, como cintura e abdômen, por exemplo. 

Ficou interessada em saber mais sobre a técnica? Ela pode ser exatamente o que você precisa! Siga a leitura e conheça tudo sobre o método. 

Como é feita a enxertia nas mamas?

A técnica de enxertia nas mamas tem como objetivo usar a gordura da própria paciente para preencher regiões do corpo que ela sente que precisam de mais volume, como os seios, mas também pode ser em outras regiões do corpo.

A coleta é realizada pela técnica de lipoaspiração. O procedimento é feito através de pequenas incisões, quase imperceptíveis, onde o cirurgião plástico aplica uma solução líquida estéril que reduz o sangramento e o trauma no local.

Após, é inserida uma cânula (tubo de metal ou borracha) pelas incisões e que desloca o excesso de gordura por meio de movimentos suaves de vaivém.

Usando o auxílio de um aspirador cirúrgico ou uma seringa ligada à cânula, a gordura descolada é aspirada para fora do corpo e armazenada em um frasco estéril até haver o volume necessário para a realização da enxertia nas mamas.

Geralmente, a coleta da gordura é feita em locais onde ela se apresenta em excesso, como glúteos, abdômen, quadril, coxas e outras partes do corpo.

Os depósitos de gordura localizadas em determinadas regiões do corpo são extremamente comuns e ocorrem devido a  características genéticas em pessoas fisicamente ativas, mesmo que tenham o peso ideal, em alguns casos por falta de atividade física ou até mesmo pelo descontrole do peso.

Na própria sala cirúrgica, o cirurgião plástico purifica a gordura aspirada, removendo o sangue, células adiposas rompidas e anestésico, sobrando apenas a gordura com os componentes necessários para ser enxertada.

Após, ela pode ser injetada novamente na paciente na região da mama através de pequenas incisões

A técnica promove o aumento do volume mamário e, dependendo dos objetivos da paciente, pode ser associada ou não com implante de silicone.

Quando a enxertia nas mamas é recomendada?

A enxertia nas mamas é recomendada nos casos em que a paciente sente algum desconforto com o tamanho dos seios, com assimetrias ou tem medo de uma aparência artificial indesejada com outras técnicas.

O procedimento é recomendado para:

  • Mulheres que desejam aumentar suavemente o volume dos seios;
  • Corrigir assimetrias leves;
  • Quando a mastectomia (remoção do seio) deixa um degrau entre a parede torácica e a mama reconstruída;
  • Quando a paciente tem seios pequenos e tem medo de ficar com aparência indesejavelmente artificial com prótese;
  • Melhorar a qualidade da pele após a radioterapia;
  • Corrigir as dobras do implante de silicone visíveis através da pele (rippling).

Como é o pós-operatório da enxertia nas mamas?

Após a cirurgia, a paciente retornará para casa com curativos sobre as incisões. Não há necessidade de internação hospitalar.

A recuperação pós-operatória é rápida e o retorno às atividades leves podem iniciar após alguns dias.

Atividades físicas mais intensas podem ser liberadas após quatro semanas, dependendo das recomendações médicas.

É comum a pele apresentar equimose (roxo) e inchaço nas áreas lipoaspiradas e nos seios, que vão melhorando progressivamente com o passar dos dias.

Nestes casos, o sutiã pós-operatório não é utilizado para não aumentar a taxa de absorção da gordura com a compressão feita pela peça.

Já nas áreas lipoaspiradas, é preciso usar uma malha compressiva por pelo menos 30 dias, dependendo das recomendações médicas.

A drenagem linfática também é realizada nas áreas de coleta da gordura para promover uma recuperação mais rápida e livre de complicações.

Instruções pós-cirúrgicas como cuidados, medicamentos e outras questões são esclarecidas durante as consultas com o cirurgião plástico. 

Cirurgião Plástico em Governador Valadares

Se você tem interesse em realizar a enxertia nas mamas e está buscando pelo procedimento em Governador Valadares, entre em contato e agende uma avaliação comigo pelo site ou pelo número: (33) 99959-5592.

Cirurgião Plástico e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica com experiência nas áreas de cirurgia plástica estética e reparadora. Atendimento personalizado e de excelência para você que busca saúde e bem-estar.


Um comentário

  • neusa

    Maio 2, 2022 at 1:31 am

    qual o preco toral da enxerta das mamasmpf?

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão sinalizados com *


Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Dr. Isaias Cabral
Médico – CRM-MG:49.269
Cirurgião Plástico – RQE-MG: 33.377

Cadastre-se em minha newsletter

    Contato e Localização

    Rua Israel Pinheiro, 1913, Centro
    Governador Valadares – MG

    Telefone: (33) 99959-5592

    As informações em meu site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.

    Todos os Direitos Reservados • Desenvolvido pela 

    Agendar Consulta