Assimetria nas mamas: como corrigir o problema?
Você nota que existe uma assimetria nas mamas e essa condição tem incomodado você? Fique tranquila! Saiba que este é um problema muito comum e que acontece com milhares de mulheres.
A boa notícia é que tem solução e você não precisa mais sofrer pela insatisfação com esse aspecto do seu corpo, é preciso apenas procurar um cirurgião plástico experiente na área para que, juntos, decidam qual técnica de cirurgia plástica é ideal para o seu caso e expectativas.
Ficou interessada no assunto? Então siga esse post que preparei para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Boa leitura!
O que é a assimetria nas mamas?
Inicialmente, é muito importante ter em mente que nenhuma outra parte do corpo é exatamente igual a outra e o mesmo acontece com os seios.
A assimetria nas mamas é a diferença entre os seios seja no tamanho, formato ou posição. Essa diferença pode ser bem discreta e é muito frequente, podendo ocorrer em quase todas as mulheres, porém, quando essa assimetria é visível, pode incomodar e causar grandes danos à mulher.
Apesar de comum, existem algumas condições que podem fazer com que a assimetria mamária seja agravada. Veja a seguir:
O que pode causar a assimetria nas mamas?
Alterações hormonais
Em geral, os os seios começam a crescer com o início da puberdade, período marcado pelas alterações hormonais que acontecem dos 9 aos 14 anos de idade.
O crescimento dos seios acontece juntamente com um conjunto de outras mudanças que o corpo passa neste período. O processo é gradativo e pode levar de quatro a cinco anos.
É extremamente comum que durante este período aconteça um crescimento assimétrico, isto é, uma mama acaba se desenvolvendo mais do que a outra.
Em muitas mulheres, essa assimetria nas mamas é quase imperceptível, já em outras, o problema pode ser mais evidente, causando ansiedade, desconforto e constrangimento na na adolescente.
Nódulos nas mamas
Devido às alterações hormonais e o crescimento das mamas, os nódulos aparecem com frequência na adolescência. Nódulos benignos são pequenos caroços nos seios, muito comum nesta fase de desenvolvimento, principalmente após a primeira menstruação.
Na maioria dos casos, esses nódulos são chamados de fibroadenomas, e não requerem tratamento cirúrgico, a não ser quando provocam grande desconforto para a jovem.
O tratamento dos nódulos benignos costuma ser somente acompanhamento para avaliar o crescimento ou a mudança das suas características. O ideal é procurar acompanhamento ginecológico adequado para descartar dúvidas e a necessidade de intervenção cirúrgica.
Algumas doenças como a displasia também podem provocar pequenos nódulos nos seios, deixando-os com aparência assimétrica.
Anatomia natural
Como venho comentando, essa é uma condição muito comum e que afeta praticamente todas as mulheres, uma mais que as outras, é claro, porém, é importante reforçar que o nosso corpo é naturalmente assimétrico.
Isso não acontece apenas com os seios das mulheres, mas também com diversas outras partes do nosso corpo, como as sobrancelhas, por exemplo, que nem sempre são do mesmo tamanho ou da mesma forma, além das pernas, braços e até mesmo nádegas.
A assimetria nas mamas só é um problema quando há um grau muito visível e afeta a autoestima e o convívio social da mulher.
Quais procedimentos podem corrigir a assimetria nas mamas?
Para as mulheres que sofrem com a assimetria nas mamas, tenho uma boa notícia: existe correção.
O problema pode ser corrigido com cirurgia plástica, por meio do implante de próteses de silicone, por exemplo, adaptadas para a necessidade de cada seio, caso necessário.
Outras opções também podem ser consideradas, sem o implante de silicone, corrigindo a assimetria apenas com o próprio tecido mamária da paciente, caso da mamoplastia redutora (redução dos seios) ou da mastopexia (levantamento dos seios).
Cada caso exigirá um tipo de procedimento específico, assim, o ideal é consultar um cirurgião plástico de confiança para discutir qual a melhor opção para você.
Cirurgião Plástico em Governador Valadares
Se você tem interesse em realizar a cirurgia plástica dos seios e está buscando pelo procedimento em Governador Valadares, entre em contato e agende uma avaliação comigo pelo site ou pelo número: (33) 99959-5592.
Cirurgião Plástico e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica com experiência nas áreas de cirurgia plástica estética e reparadora. Atendimento personalizado e de excelência para você que busca saúde e bem-estar.