Cicatriz da abdominoplastia: 5 cuidados essenciais
A cicatriz da abdominoplastia requer alguns cuidados essenciais para uma recuperação livre de complicações. A boa notícia é que eles são simples e só dependem de você!
Neste artigo, vou te mostrar quais são esses cuidados e como fazê-los para garantir um pós-operatório tranquilo e agradável. Boa leitura!
Cicatriz da abdominoplastia
A abdominoplastia é um dos procedimentos mais realizados dentro da cirurgia plástica no Brasil.
O objetivo principal desta intervenção não é emagrecer, e sim retirar o excesso de pele e gordura da porção inferior e lateral do abdome, bem como as estrias desta localização.
O tratamento também restaura os músculos enfraquecidos ou separados, seja pela gravidez ou oscilações de peso, por exemplo, criando um perfil abdominal mais suave e tonificado.
Tudo isso, no entanto, resulta em uma cicatriz que contorna a porção inferior do abdome. O tamanho desta cicatriz é proporcional ao excesso de pele retirado da região e varia de acordo com as necessidades da paciente.
A seguir, veja dicas de como cuidar da cicatriz da abdominoplastia!
Cuidados com a cicatriz da abdominoplastia
1. Evite esforço físico nos primeiros 30 dias
Um dos cuidados mais essenciais com a cicatriz da abdominoplastia é evitar esforço físico ou carregar peso nos primeiros 30 dias! Isso porque desrespeitar o tempo de repouso recomendado pelo seu cirurgião plástico pode causar até mesmo a abertura da cicatriz.
2. Use a cinta modeladora
Após a cirurgia plástica, é preciso usar uma cinta modeladora que não pode ser removida nos primeiros oito dias. No nono dia de recuperação, é possível retirá-la e tomar um banho mais completo, além de fazer o tratamento da cicatriz da abdominoplastia.
Mas, você sabe por que deve usar essa cinta? Ela é indispensável para uma boa cicatrização e garante a obtenção dos resultados desejados. Isso acontece porque ela aplica uma pressão na região tratada, auxiliando na redução do inchaço e na sustentação dos tecidos na fase de cicatrização.
Em média, o uso da cinta deve ser feito por no mínimo 30 dias, variando conforme orientação do seu cirurgião plástico.
3. Faça drenagem linfática
A drenagem linfática é uma técnica de massagem manual que tem como principal objetivo estimular o sistema linfático para eliminar o excesso de fluidos do corpo após a cirurgia. Ela ajuda a garantir um pós-operatório mais saudável, rápido e livre de complicações.
Os principais benefícios da drenagem linfática, são: eliminação de líquido e substâncias acumuladas; desintoxicação do organismo; aumento da oxigenação dos tecidos; analgesia diminuindo dores e desconfortos durante a recuperação; diminuição de edemas e promoção da sensação de bem-estar.
Porém, a drenagem linfática deve ser iniciada somente após a recomendação e liberação do seu cirurgião plástico.
4. Evite exposição solar na cicatriz da abdominoplastia
Uma das principais recomendações pós-cirúrgicas para uma cicatrização sem complicações é evitar a exposição solar, mesmo em dias mais frios.
Isso porque o sol pode causar irritação, infecção e manchas definitivas na pele devido aos hematomas que podem estar presentes na região operada.
Além disso, a exposição solar sem proteção pode favorecer o escurecimento da cicatriz da abdominoplastia mesmo anos após a lesão na pele.
5. Não fume durante a cicatrização da abdominoplastia
Sabemos que o cigarro é altamente prejudicial à saúde, mas, se você está pensando em fazer uma cirurgia plástica ou acabou de realizar uma: cuidado, o tabaco é muito perigoso!
Durante as suas consultas pré-operatórias, você será orientada a parar de fumar com bastante antecedência à cirurgia. No entanto, essa é uma ação que deve se estender para o pós-operatório.
Isso porque o tabaco não aumenta apenas os riscos de complicações durante o procedimento, mas também na fase de recuperação, como: necroses, tromboses, acúmulo de líquido, afastamento das duas partes da incisão depois de fechadas e outras complicações que podem prejudicar a cicatriz da abdominoplastia.
Veja também: Cicatriz da abdominoplastia: como ficam os resultados?
Gostou da leitura? Espero que as informações reunidas tenham ajudado você a solucionar suas dúvidas sobre os cuidados com a cicatriz da abdominoplastia e também te auxiliem a se sentir mais segura para dar os próximos passos em busca do sonho da cirurgia plástica.
Mas, antes de nos despedirmos, gostaria de enfatizar a importância da avaliação com o cirurgião plástico para a realização de qualquer procedimento cirúrgico na barriga.
Toda intervenção cirúrgica deve ser tratada com seriedade para que tudo aconteça de forma segura e eficiente.
Sempre verifique as credenciais do cirurgião plástico de sua escolha. Ele deve estar registrado em órgãos reguladores de medicina no Brasil (CFM e RQE) e também no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Abdominoplastia em Governador Valadares
Se você tem interesse em realizar a abdominoplastia e está buscando pelo procedimento em Governador Valadares, entre em contato e agende uma avaliação comigo pelo site ou pelo número: (33) 99121-7357
Cirurgião Plástico e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica com experiência nas áreas de cirurgia plástica estética e reparadora. Atendimento personalizado e de excelência para você que busca saúde e bem-estar.
Um comentário
Alexandre Araújo
Janeiro 14, 2023 at 4:23 pm
Agradeço pelas informações!