Abdominoplastia em âncora: o que é e quando é indicada?
A abdominoplastia em âncora é o tipo mais comum de abdominoplastia em pessoas que perderam uma grande quantidade de peso, corrigindo as sobras cutâneas laterais, inferiores e mediais do abdome.
Você perdeu muitos números na balança recentemente e está insatisfeita com a aparência da barriga? Então, continue lendo para saber mais sobre a abdominoplastia em âncora!
O que é a abdominoplastia em âncora?
Após um processo de emagrecimento realmente significativo e uma perda considerável de peso, a pessoa lida com uma grande quantidade de sobras cutâneas pelo corpo, em especial na região do abdome.
Isso acontece porque a pele não consegue se retrair o suficiente a ponto de garantir o contorno de um corpo magro e acaba formando dobras.
Essa flacidez que se instala pode ser prejudicial à saúde, tanto pelo desconforto físico e emocional, quanto pela dificuldade de higienização correta do volume de pele e dobras, que pode acabar favorecendo a instalação de infecções cutâneas.
Nos casos de grande flacidez abdominal, recomenda-se a cirurgia de abdominoplastia em âncora. Essa técnica é similar a abdominoplastia clássica, porém, o excesso de pele retirada e cicatriz são maiores.
A abdominoplastia em âncora remove o excedente de pele e gordura na região abdominal lateral, medial (meio do abdome) e inferior (próximo ao púbis).
Quando a abdominoplastia em âncora é indicada?
A abdominoplastia em âncora é indicada especialmente para pacientes que perderam muitos números na balança, seja após uma cirurgia bariátrica, ou a partir de dietas e exercícios físicos.
Ou seja, a técnica visa corrigir o excesso de pele e gordura de pacientes que emagreceram muito e que estão lidando com a grande quantidade de dobras circunferenciais na região da barriga. O procedimento também ajuda a eliminar as estrias que podem estar causando incômodo na região.
O ideal é fazer uma avaliação com o seu cirurgião plástico para saber se, de fato, a intervenção cirúrgica com esta técnica é realmente indicada para o seu caso.
Como é a cicatriz da abdominoplastia em âncora?
A técnica de abdominoplastia em âncora recebeu esse nome justamente pelo formato da cicatriz resultante do procedimento.
Nesta cirurgia, são feitas uma incisão horizontal na região mais baixa do abdome, que segue a linha do púbis, e outra vertical que segue na linha média do abdome, resultando em um “T” invertido, que lembra a imagem de uma âncora.
A cicatriz da abdominoplastia em âncora é maior do que a cicatriz da abdominoplastia clássica, porém, é importante ressaltar que a cicatriz horizontal é cuidadosamente feita para ficar encoberta pela roupa íntima ou bíquini.
Recuperação da abdominoplastia em âncora
Os resultados da abdominoplastia em âncora, assim como na abdominoplastia clássica, dependem muito dos cuidados pós-operatórios. É importante que você siga à risca todas as recomendações do seu cirurgião, tais como:
- Faça o repouso pelo tempo recomendado;
- Não se exponha ao sol;
- Use a cinta modeladora por pelo menos 30 dias ou conforme orientação médica.
- Não faço esforço físico ou carregue peso por no mínimo 30 dias;
- Durma de barriga para cima para não pressionar ou machucar a cicatriz;
- Não estique o tronco ou caminhe totalmente ereta pelo tempo recomendado;
- Higienize corretamente o local da incisão e faço os curativos pelo período recomendado;
- Realize as sessões de drenagem linfática seguindo a orientação médica.
Leia também: Tipos de abdominoplastia: conheça as técnicas mais modernas
Escolha um cirurgião plástico de confiança
Na hora de escolher o seu cirurgião plástico, preze pela experiência e confiança. Afinal, são seis anos como médico, dois em cirurgia geral e mais três anos em cirurgia plástica, o que somando são 11 anos de formação.
Se você já decidiu quem será o profissional que guiará a sua jornada, consulte as credenciais dele no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). O médico deve possuir cadastro ativo no Conselho Regional de Medicina e a especialização em cirurgia plástica.
Lembre-se: sua saúde é prioridade! É muito importante a diferença entre um profissional capacitado em cirurgia plástica para outro sem habilitação e estudos na área.
Gostou da leitura? Espero ter ajudado você a esclarecer as suas dúvidas sobre a cirurgia de abdominoplastia em âncora. Se precisar de ajuda, conte comigo!
Cirurgião Plástico em Governador Valadares
Se você tem interesse em realizar a abdominoplastia e está buscando pelo procedimento em Governador Valadares, entre em contato e agende uma avaliação comigo pelo site ou pelo número: (33) 99121-7357
Cirurgião Plástico e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica com experiência nas áreas de cirurgia plástica estética e reparadora. Atendimento personalizado e de excelência para você que busca saúde e bem-estar.